E o Brasil? Rússia admite piora no boxe

By | 05/09/2017

Russo Evgeny Tishckenko ficou com ouro no Rio, mas só prata no Mundial (Arquivo)

“Para se corrigir um problema, primeiro é necessário reconhecer o problema”. A velha máxima serve para todos os esportes e o Comitê Olímpico da Rússia (ROC por sua sigla em inglês) avalia que o momento atual é muito ruim para o esporte das luvas no país. Os resultados estão decaindo a cada temporada, o quadro está ficando pior e não há luz visível no fim do túnel.

Pela primeira vez desde 1999 a Seleção Russa ficou sem uma medalha de ouro no Campeonato Mundial da modalidade, o último encerrado no sábado na cidade de Hamburgo (Alemanha). Mesmo o campeão olímpico Evgeny Tishchenko não passou da prata na categoria até 91k e Tamir Galanov acabou somente com o bronze nos 52k – foram os únicos pódios dos russos que acabaram na triste 8ª posição na classificação geral. Cuba foi a campeã. O Brasil não teve nenhum atleta com mais de uma vitória na competição.

“Nosso boxe passa por mau momento. A federação deve fazer alguma coisa porque está ficando pior e pior a cada ano. Precisamos de um trabalho sério e, em princípio, ainda há tempo para chegarmos bem nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas a impressão que deixamos no Mundial me deixou muito aborrecido”, assinala Alexander Zhukov, presidente do ROC.

E em nosso país?

No Brasil, a delegação que participou do Campeonato Mundial de Boxe promovido pela Aiba foi a  Hamburgo com cinco atletas, sedo que três perderam na primeira rodada e os outros dois foram desclassificados logo na segunda. O país saiu sem qualquer medalha em seu pior desempenho nos últimos dez anos.

Para agravar o quadro e escurer as perspectivas, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Artur Nuzmán é suspeito de participar da gangue que comprou votos para escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas do Rio (2016). Com maior sucesso no esporte do que os brasileiros nas últimas décadas, os russos parecem ter acordado a tempo. E nós? Ficaremos em berço esplêndido?

Relembre:

Cuba volta à cena e lidera Mundial de Boxe

Brasil deixa Mundial masculino sem pódio

One thought on “E o Brasil? Rússia admite piora no boxe

  1. Adailton de Jesus

    A última seleção olímpica teve bons resultados porque atletas formados fora da seleção com esperiencias de jogos já vivida não porque a seleção us revelou a seleção não tem base e ainda destrói atletas promissores a títulos ass.adailton de Jesus

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *