Após doping, Povetkin perde poder e precisão

By | 28/12/2017

Russo Alexander Povetkin já foi campeão dos pesados pela AMB (Arquivo)

Todas as vezes que um atleta já com algum tempo de atividade começa a obter resultados mais expressivos e marcantes do que os anteriores acaba gerando certa desconfiança. O peso pesado russo Alexander Povetkin, 38, sofreu queda de rendimento em suas duas últimas lutas, coincidentemente depois de ter sido flagrado em dois exames de doping separados  pelos quais foi suspenso e ainda penalizado com multa de US$ 250 mil (R$ 827,5 mil) aplicada pela Conselho Mundial de Boxe (CMB).

Que fique claro. Povetkin (33-1-0, 23 KOs) é bom lutador, tem história e é ganhador da medalha de ouro olímpica nos Jogos de Atenas (Grécia/2004). A mudança mais drástica do russo ocorreu depois de perder por pontos a disputa pelo cinto mundial contra Wladimir Klitschko, em outubro de 2013. Ele voltou sete meses depois mais musculoso e simplesmente destruiu cinco rivais consecutivos com nocautes indiscutíveis, em sequência igual só obtida quando ele ainda estava em início de carreira.

Dias ruins?

Ao ser detectado por uso das substâncias proibidas meldonium e ostarina, Povetkin amargou suspensão e o que mais chamou a atenção é que sua performance nos triunfos diante de Andriy Rudenko (julho) e Christian Hammer (no último dia 15) estiveram muito longe das cinco vitórias inquestionáveis anteriores. O pesado russo perdeu poder e precisão, afora que, em nenhum momento, abalou seriamente qualquer um dos dois oponentes.

Talvez Povetkin ainda esteja se adaptando aos novos tempos e tem a chance de mostrar seu potencial, afinal, ele é desafiante obrigatório da categoria tanto pela Associação como da Organização Mundial de Boxe (AMB e OMB, respectivamente), cujos campeões atuais são Anthony Joshua e Joseph Parker – rivais bem mais poderosos que Rudenko e Hammer. O russo já ostentou a coroa AMB e, na próxima temporada, terá a oportunidade de comprovar ou não que as últimas apresentações foram apenas dias ruins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *